Programe com maestria!

Posts 1–15 of 24 · Page 1 of 2
Programe com maestria!
Olá pessoas, faz tempo que não apareço por aqui, resolvi dar um pulinho pra ver como andam as coisas.

Me pediram uma apostila de assembly porque a que eu postei aqui estava com o link corrompido, então tive a ideia de fazer esse tópico.

Embora não exista uma receita para programar, há alguns passos que são interessante seguir:

Como eu faço pra começar a programar?
Programe. Esqueça toda a bobeira de "lógica de programação", vou explicar o porquê.

Existem "maneiras" de se programar chamados paradigmas de programação, divididos majoritariamente em 2:

• Imperativa
• Declarativa (que por sua vez divide-se em funcionais e lógicas)

Lógica de programação é um conjunto de instruções para se executar uma operação. As pessoas assumem nisso uma linguagem imperativa, e mais adiante, os que tem contato com linguagens funcionais(Haskell, Scala) ou até mesmo lógicas(Prolog) possuem uma dificuldade maior para aprender pois estão acostumadas com sua "lógica".

As declarativas baseiam-se em *o que deve ser feito* e não em *como* deve ser feito(diferença de linguagens imperativas). Lógico que a maioria das pessoas conhecem apenas linguagens imperativas como C, Java, PHP, Pascal, Delphi, etc. Mas você não deve fazer as pessoas aprenderem essas linguagens só porque você gosta dela ou apenas conhece ela.

Ok. Lógica é baboseira. Como eu inicio?
Existem sites que ensinam, e também há as documentações *oficiais* das linguagens. Por exemplo: você pode procurar livros de Ruby ou ir pelo code academy ou ainda ler a documentação oficial no site dos mantenedores
Ruby Documentation

A melhor maneira pra se aprender é a documentação oficial das linguagens. A maioria das linguagens atuais está devidamente documentada, portanto, corra atrás!

Quero só fazer hacks, foda-se o resto.
Bom, você pode leechar como a maioria faz, ou se especializar em determinada linguagem(apesar de várias linguagens serem turing-complete 99% das pessoas escolhe C++ pra não ter que reescrever as bibliotecas do DirectX pra outra linguagem).

E não se esqueça do assembly, interação direta com o processador!
Aos entusiastas deixo:

• Art of Assembly
• Professional Assembly Language(Richard Blum)
• Wikibooks(em ingles de preferencia) - x86 Disassembly
• Site da Intel.

E para C:
cplusplus.com
cppreference.com
MSDN
learncpp.com
e pegue mais alguns no google.

E >>JAMAIS<< se esqueça do Ingles. A maioria dos programas é comentado e as documentações estao em ingles! Portanto corra atras disso tambem!

(Recomendo duolingo para idiomas)

Vim postar apenas isso mesmo, não existe receita de bolo pra aprender, tem que ser na raça. Quem quer vai atras, quem não quer da desculpas..

(Meu teclado começou a falhar acentos no trecho final do post)

Abraço a todos!
aí sim hein, quer dizer então que você nem entra no skype mas ainda continua programando .
Quote Originally Posted by luizimloko View Post
aí sim hein, quer dizer então que você nem entra no skype mas ainda continua programando .
@luizimloko Passa Skype ?
Ta sumido em faz um bom tempo que não vi mais você por aqui..
Quote Originally Posted by diegosarria12 View Post
Ta sumido em faz um bom tempo que não vi mais você por aqui..
Web cheats
@Topic

topico mt bom ! estou aprendendo mais sobre c++ e estou evoluindo ! obrigado @ChaosMagician !
Lógica de programação é muito chato mesmo, mas não digo que seja "baboseira". '-'
Belo tópico chaos...
Discordo na parte que logica de programação é uma baboseira.
Ao mito aêe
Muito bom, quem quer realmente aprender algo corre atrás, não aprende quem não quer. Conteúdo é oque não falta na internet.
Cassete..
o cara ressurgiu das cinzas
e ainda diz que programa... @ChaosMagician
esqueceu dos parças neh..
em relação ao tópico
ira ajudar muito.
Não é baboseira pq vcs usam linguagens imperativas, existem outros paradigmas tbm. Se vc quiser estudar "lógica de programação" pra aprender haskell ou fortran vc vai cagar totalmente no raciocínio. Pode funcionar pras linguagens que vcs estão acostumados mas pra linguagens funcionais é inútil. rs
Quote Originally Posted by ChaosMagician View Post
Não é baboseira pq vcs usam linguagens imperativas, existem outros paradigmas tbm. Se vc quiser estudar "lógica de programação" pra aprender haskell ou fortran vc vai cagar totalmente no raciocínio. Pode funcionar pras linguagens que vcs estão acostumados mas pra linguagens funcionais é inútil. rs
Aprender baixo nível é ótimo, mas eu não digo que seja um bom caminho para nosso futuro de hoje em dia, porque o futuro vai ser java, Smartphones, Windows, TV, Máquina de lavar, Geladeira e mais uma infinidade de coisas estão rodando android já, mas não descordo de seu ponto de vista sobre as linguagens funcionais, muito pelo contrário, mas eu ainda indico a quem quer ter um espaço em meio ao mundo comercial aprenda java, mas não dispense as linguagens de baixo nível, conhecimento nunca é demais, até porque se quiser intender circuitos e coisa do tipo pode cair de cabeça no baixo nível...
Quote Originally Posted by kssiobr View Post

Aprender baixo nível é ótimo, mas eu não digo que seja um bom caminho para nosso futuro de hoje em dia, porque o futuro vai ser java, Smartphones, Windows, TV, Máquina de lavar, Geladeira e mais uma infinidade de coisas estão rodando android já, mas não descordo de seu ponto de vista sobre as linguagens funcionais, muito pelo contrário, mas eu ainda indico a quem quer ter um espaço em meio ao mundo comercial aprenda java, mas não dispense as linguagens de baixo nível, conhecimento nunca é demais, até porque se quiser intender circuitos e coisa do tipo pode cair de cabeça no baixo nível...
Obrigado pelo comentário mas gostaria de apontar 2 erratas:

Linguagem funcional não é sinônimo de baixo nível, Haskell, por exemplo, é de nível altíssimo.

E espero que java não seja o futuro hehehe. Para qualquer coisa que java pode fazer existem alternativas melhores e mais rápidas e com menos bugs.
Belo homem Chaos ou mitológico rsrs bom tutorial xD
Posts 1–15 of 24 · Page 1 of 2
This thread is closed for replies.